Linha de produtos da Omnilink ajudou na redução média de 46% no índice de acidentes e 50% no índice de gravidade das ocorrências de seus clientes
O movimento Maio Amarelo chega a sua 8ª edição com o tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”, e o apoio de grandes empresas brasileiras, entre elas a Omnilink, que, por meio de seus produtos da linha Omnitelemetria, colabora sistematicamente na melhoria das práticas de condução.
A solução já possibilitou aos clientes uma redução média de 46% nos índices de acidentes e 50% na gravidade das ocorrências.
A Omnitelemetria se destaca pela inovação tecnológica, permitindo por meio da CAN (rede de inteligência dos veículos), acesso a informações fundamentais para o gerenciamento completo de frotas, com análise detalhada do desempenho de caminhões e motoristas.
O sistema identifica o comportamento do motorista, como em casos de direção agressiva e mau uso do veículo, mapeando locais e riscos, e gerando alertas em tempo real.
A Omnitelemetria oferece indicadores de risco de tombamento, ambientais, de acidentes, velocidade elevada, frenagens e curvas bruscas em diferentes intensidades, e faz alertas mecânicos e de controle do nível de combustível para evitar desvios, permitindo que os gestores de frotas atuem diretamente nos focos de irregularidades.
O sistema ainda dá acesso aos gestores de frota ao Active Center, uma central de apoio personalizada que colabora para maximizar os resultados, produzindo relatórios semanais ou mensais que chegam direto por e-mail.
O trabalho do Active Center detecta indicadores de risco imediato, como temperatura do motor, acionando os gestores antes de uma possível quebra, e permite o mapeamento e organização de um banco de dados que ajuda a evitar acidentes e reduzir custos. Na prática, a Omnitelemetria se traduz em resultados.
Para o presidente da Omnilink, Eduardo Lacet, o uso do sistema é essencial para melhoria das práticas do trânsito. “A Omnitelemetria é uma solução sofisticada, utilizada pelos transportadores, e que vem demonstrando resultados expressivos, por meio da coleta de informações detalhadas dos veículos e da maneira de condução dos motoristas. É um ganho de valor excelente para as empresas”.
O Maio Amarelo começou em 2014, com base em uma resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), que definiu o período entre 2011 e 2020 como a “Década de Ações para Segurança no Trânsito”, chamando a atenção dos países para o alto número de mortos e feridos em acidentes.
Na 3ª Conferência Mundial de Segurança Viária, realizada em fevereiro de 2020, na Suécia, a ONU e a OMS (Organização Mundial da Saúde) propuseram uma 2ª década de ação, com o mesmo objetivo: reduzir em 50% o número total de mortes no trânsito em 10 anos, já que esse objetivo não foi alcançado no primeiro período.
Durante o evento, as organizações atualizaram os dados de mortes no trânsito, e a cada ano 1,35 milhão de pessoas perdem a vida. No Brasil, em 2020, o painel da CNT (Confederação Nacional do Transporte) indica que mais de 5,2 mil pessoas faleceram apenas nas rodovias federais.
Segundo a organização, a campanha Maio Amarelo de 2021 espera trazer mais consciência e harmonia para o transitar dos brasileiros, com “respeito e responsabilidade, se colocando no lugar do outro”.
A ação tem o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), ligado ao Sistema CNT como apoiador central.
Clique aqui e conheça mais da Omnitelemetria.
Saiba mais sobre a campanha em: www.maioamarelo.com