Por meio dos produtos da linha Omnitelemetria, marca chama a atenção para a ação deste ano e colabora na melhoria das práticas de condução
A campanha Maio Amarelo, que em 2023 chega a sua 10ª edição, agora com o tema “No trânsito, escolha a vida”, tem o apoio de grandes empresas brasileiras, entre elas a Omnilink, marca que contribui sistematicamente para a melhoria das práticas de condução, por meio da sua linha de produtos Omnitelemetria.
O objetivo maior do movimento é chamar a atenção da sociedade para um tema urgente, que é salvar vidas no trânsito. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2021 o Brasil registrou 33.813 mortes nas vias do território nacional.
Um relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) – Status Report on Road Safety – revelou ainda que o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito no planeta, atrás apenas de Índia e China, respectivamente.
E para ajudar em um trânsito mais seguro, a Omnitelemetria se destaca pela inovação tecnológica, permitindo o acesso às principais informações para um gerenciamento completo de frotas, utilizando a rede CAN (sistema de comunicação dos veículos). A solução oferece uma análise detalhada do desempenho de caminhões e dos respectivos motoristas.
Assim, é possível analisar o estilo de condução, identificando casos de direção agressiva e mau uso do veículo, além de mapear locais com maior incidência de infrações, gerando alertas em tempo real.
A Omnitelemetria fornece indicadores de condução, como velocidade excessiva, tombamento, frenagens e curvas bruscas em diferentes intensidades, bem como alertas de falhas mecânicas.
Possibilita ainda o gerenciamento de combustível, controlando o consumo e o nível do tanque, transmitindo informações detalhadas aos gestores de frotas para capacitar os motoristas e reduzir o consumo e as emissões de CO² (dióxido de carbono).
Prova de sua importância foi a conquista do prêmio Top of Mind 2023 como a marca mais lembrada no campo de telemetria. “Esse reconhecimento é fruto do nosso trabalho e dedicação em fornecer tecnologias que permitem que nossos clientes obtenham excelentes resultados na gestão de suas frotas”, afirma Everton Rosa, diretor de produto da Omnilink.
Segundo o executivo, o Maio Amarelo é uma oportunidade para que a sociedade reflita sobre suas atitudes na condução. “Com a participação de empresas importantes, órgãos públicos e da sociedade civil, a campanha busca sensibilizar cada vez mais as pessoas sobre a importância da segurança no trânsito, promovendo educação e respeito ao próximo”.
E a Omnilink segue investindo continuamente em inovações para proporcionar aos clientes um maior controle em suas operações. Um dos resultados, de acordo com Everton Rosa, é o Omnisafe.
“Ele é um sistema de monitoramento por vídeo que utiliza inteligência artificial embarcada. Seu objetivo é detectar em tempo real situações como distração, fadiga, uso de celular ao dirigir, distância de risco em relação a outros veículos e ultrapassagem em faixa contínua, entre outros. Também gera alertas para o motorista e atua de forma proativa na redução de acidentes”, completa.
Com o apoio na campanha de 2023, assim como fez em anos anteriores, a Omnilink espera mostrar a urgência de um assunto tão relevante. O movimento ainda tem o apoio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), do SNT (Sistema Nacional de Trânsito), da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Ministério das Cidades), além de parceiros institucionais e observadores certificados.